top of page

Vagalumie no Godê

  • Foto do escritor: telaembrancogode
    telaembrancogode
  • 5 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

Laís Machado, conhecida também como Vagalumie é ilustradora e já trabalhou para o Cartoon Network, como Supervisora de Arte na Waner e também já lançou projetos pessoais, como OGÍGIA, sua primeira publicação independente.


Aqui batemos um papo com ela para conhecer melhor a artista!!



Godê - Além dos seus produtos e quadrinhos, você ainda mantém algum emprego?

Se não, quando você passou a viver só de arte?


Vagalumie - Até dois meses atrás eu trabalhava como supervisora de arte no Combo Estúdio, saí por achar que esse emprego já não estava mais comportando bem meu trabalho, estava desenhando pouco e criando menos ainda. Estou como freelancer agora, o começo está sendo difícil, mas tenho esperanças de que vá melhorar.


Godê - O processo de escrever, certamente é diferente de desenhar. Houve alguma dificuldade na hora passar o roteiro para a arte ou vice e versa?

Vagalumie - No caso de OGÍGIA, eu fiz como um projeto pra faculdade, eu tive a ideia e finalizei em um semestre, eu tinha o incentivo de ter que garantir minha nota pra terminar hahahaha. "Festa Pra Um" foi bem natural, eu comecei querendo fazer esse livro em formato de casinha, e então fui juntando uma coisa com a outra, quando eu produzo baseada no meu atual momento da vida fica bem natural, as ideias só vêm.


Godê - Existe algum projeto que você queira tocar e ainda não conseguiu ou está em processo?

Se sim, pode nos contar um pouco sobre ?


Vagalumie - MUITOS! No momento tenho ideia pra um livro ilustrado e duas HQs. Estou botando pra frente uma sobre assexualidade que queria muito que o lançamento acontecesse na próxima PocCon, é muito importante pra mim que seja lançado lá, eu vejo como um presente pra comunidade ace.


Godê - Você tem um canal no YouTube com alguns vídeos postados a dois anos e recentemente você voltou a postar vlogs, de onde veio a ideia de mudar o formato e voltar a postar vídeos?


Vagalumie - Os primeiros videos foram mais um teste? Eu não botei essa ideia de speed painting pra frente. Sempre quis fazer videos (na horizontal), filmar e editar, mas nunca tive tempo pra aprender e nem coragem pra aparecer neles. Agora que estou nesse limbo entre meu trabalho formal e a vida freelancer eu consegui tempo de desenvolver esse projeto. Em breve tem video da PocCon!


Godê - Qual foi o seu "start" para fazer Ogigia?


Vagalumie - Como falei, receber minha nota na faculdade! hahahaha Mas sobre a temática, eu gosto desse tema espacial, estrelas e planetinhas. E o tema solidão/solitude está sempre muito presente no que eu faço.


Godê - De onde surgiu a ideia para o Festa para um?

(Eu amei esse texto ilustrado)


Vagalumie - (Obrigada!) Esse foi mais complexo, eu estava passando por esse momento na minha vida em que tinha acabado de me envolver com muitas pessoas novas graças ao novo emprego. Pessoas jovens, diferentes entre si e cheias de vida, eu me sentia sobrecarregada porque eu era e sou o oposto disso tudo. Eu me sentia desconfortável em estar em todos esses lugares ao mesmo tempo com todas essas pessoas. Mas eu estava lá porque achava que era assim que deveria ser. Bem, esse texto nasceu assim.


Godê - Por quê Vagalumie, existe algum significado especial?


Vagalumie -Hahaha A jovem Laís de 15 anos gostava muito da música Fireflies do Owl City e precisava de um nome pro seu tumblr hahahaha "vagalume" apenas obviamente não estava mais disponível, então eu taquei um "i" no meio pra ficar diferente, mas manter a pronúncia.


Comentários


bottom of page