top of page

Cartumante no Godê

  • Foto do escritor: telaembrancogode
    telaembrancogode
  • 14 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Cecília Ramos, vulgo Cartumante, é uma ilustradora e designer do Rio de Janeiro, que já realizou trabalhos para NETFLIX, TELECINE e outros gigantes da mídia.

Com seu primeiro quadrinho publicado no final de 2022, Obrigada, foi um transtorno!

Essa semana, batemos um papo com ela, que vocês podem conferir a seguir.


Godê- Como você começou a se interessar por quadrinhos, sejam eles de tirinhas até graphic novels?


Cartumante- Comecei a me interessar na medida que fui fazendo tirinhas. Antes disso eu não consumia muito as coisas do mundo dos gibis, no máximo Turma da Mônica.


Godê- Além da sua marca de produtos e quadrinhos, você ainda mantém algum emprego?


Cartumante- Não, só trabalho com a cartumante mesmo. Vivo só de arte desde 2019.


Godê- O processo de escrever, certamente é diferente de desenhar. Houve alguma dificuldade na hora passar o roteiro para a arte ou vice e versa?


Cartumante- Com certeza, às vezes tenho ideias que demoram meses ou até anos para eu sentir que estão maduras o suficiente para passar para o papel. Tem algumas ideias que fico com receio de "desperdiçá-las" por ter feito uma execução ruim kkkkk aí, por isso eu guardo elas na geladeira até eu sentir que vou conseguir passar pro papel.


Godê- Existe algum projeto que você queira tocar e ainda não conseguiu ou está em processo? Se sim, pode nos contar um pouco sobre?


Cartumante- Queria me arriscar na pintura em acrílico, mas não tenho muito espaço ou tempo para isso. Queria tirar uns meses sabáticos pra ficar só testando coisas de arte tradicional. Quando digo tradicional, quero dizer analógica: tinta, lápis, essas coisas.


Godê- Quais matérias ou técnicas de trabalho deixam mais confortável de trabalhar?


Cartumante- Isso tem no meu faq nos destaques no insta, trabalho com mesa digitalizadora, photoshop e paint tool sai


Godê-Entre todos os seus trabalhos, quais você gostaria que tivesse mais alcance? (além daquelas que já tem)


Cartumante-Nenhum em específico mas mais alcance no geral é sempre bom


Godê- Eu imagino que todos os seus trabalhos são motivos de orgulho independente do projeto. Mas qual deles tem mais orgulho, aquele que você sente como uma realização?


Cartumante- O trabalho que fiz pra insuresilience global parntership, precisei fazer quadrinhos e ilustrações que facilitam o entendimento sobre as mudanças climáticas em países subdesenvolvidos e como isso afetava os gêneros de forma desigual. Foi meu primeiro trabalho em escala internacional e o sentimento de importância da arte e do design bateu muito forte.




Comentários


bottom of page