Explorador em período integral.
- Zatara

- 18 de set. de 2023
- 3 min de leitura

Não é de hoje que sabemos que as Graphic MSP fazem sucesso tanto no meio dos quadrinhos quanto para fora deles. A iniciativa que começou com um encadernado de histórias curtas de diversos personagens do Mauricio (MSP 50 ) sendo reimaginado por outros artistas no brasil e depois com histórias mais extensas, já chegou a sua 36° edição.
E, depois de mais de uma década de publicação, a editora resolveu lançar uma graphic especial para essa ocasião: ASTRONAUTA- INTEGRAL Vol.1 foi lançada no final de 2022 na CCXP e ruine os três primeiros encadernados do astro favorito da turminha (Magnetar, Singularidade e Assimetria). Histórias essas que já foram publicas antes em edições separadamente.
Escrita e desenhada por Danilo Beyruth e colorido pela Cris Peter, a saga do astronauta (por se assim dizer) é repleta de originalidade e autoria, explorando conceitos como viagens no tempo e realidades alternativas.

A história começa quando o explorador Astronauta Pereira (sim esse é o nome dele) viaja para um lugar muito distante da galáxia á procura de um evento Magnetar. Evento esse extremamente raro que acontece quando há uma grande concentração de Gelo e ferro no espaço, mas que acaba por deixá-lo sozinho em um lugar inóspito no espaço, assim precisando se virar para sair desta situação e talvez, voltar para casa.

Não darei muitos detalhes sobre a história, por que a partir daí, ela se desenrola até hoje, com suas consequências reverberando até Convergência (último encadernado da graphic, lançado no final de 2022, muito próximo desta edição).
Astronauta é um exercício de metalinguagem muito interessante de se observar. Nas histórias, o protagonista gosta de se denominar um explorador, deixando a alcunha de Astronauta apenas para o seu nome. E isso reflete no roteiro, com cada edição abordando um conceito científico e teórico diferente, mas sem romper com o fio que ligas todas as histórias, assim realmente explorando novas ideias conforme avança. Esse sentimento de metalinguagem não se resume a esse detalhe, com a própria graphic trazendo esse sentimento.

Astronauta – Magnetar, foi a primeira graphic msp a ser publicada em 2012. Ela foi a pioneira em trazer esse formato a um preço acessível e se utilizando de personagens que todos já conhecíamos e amávamos. Agora, 10 anos depois esse sentimento é renovado pelo encadernado Integral.
O formato integral não é novidade para o público de quadrinhos, que já está habituado a esse formato há muito tempo, mas é novidade para as Graphics MSP, que até então eram publicadas separadamente com no máximo 90 páginas, mas, nesse formato, ganha uma compilação de 3 dessas edições em uma de quase 300 páginas. Uma história curta, inédita, material extra que já estavam nos volumes separados e acabamento de luxo. Há um preço, novamente acessível para os padrões editoriais de 2023.
Agora, a pergunta que não quer calar...
Compensa mais pegar as edições separadas ou o integral?
A minha mais sincera resposta é: Depende!
O preço de capa sugerido é de R$89,90, porém, você consegue em promoções por até R$62,90 e cada edição separada está entorno de 20 a 40 reais (isso com a capa cartão ou brochura, a capa dura pode chegar a 40 reais por edição). E seguindo a lógica do preço cheio, sem contar com descontos e promoções, você não achara cada edição por menos de 30 reais.
30 x 3 = 90
Então, levando isso em consideração, o valor praticamente não muda! Com isso, resta o fator disponibilidade e preço (oferta e demanda).
Olhando o lado gráfico do produto, acredito que compensa. A edição está linda e a história é cativante. A arte do Danilo é estupenda e com as cores da Cris peter, eles saltam das páginas.
ASTRONAUTA – Integral é um trabalho que, assim como o seu material de origem, fez história e muito provavelmente, irá ditar o mercado de Graphic novels brasileiras publicas daqui em diante.
link para comprar o quadrinho:https://amzn.to/3Ja2qsq








Comentários