Arte em Frida
- Lauryn Amaral

- 13 de mar. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 13 de jun. de 2023
E mais uma vez eu venho aqui para falar de arte! A exposição Frida Kahlo: uma Biografia Imersiva é uma experiência muito completa e marcante que com certeza vale a pena apreciar a cada segundo. Por isso, eu estou aqui para mostrar os detalhes desta obra sobre obras.
Logo na entrada, temos um mural maravilhoso mostrando réplicas do que podemos dizer que são de gesso. Frida passou uma grande parte de sua vida praticamente toda amputada! Após sofrer o tão traumático acidente no ônibus (que falaremos sobre tal depois), precisou passar por diversas etapas até conseguir minimamente andar. Além de ter pintado quadros no teto enquanto estava deitada, após um período começou a pintar seus gessos, mostrando sempre sua aflição e certa ansiedade. Não me recordo exatamente se vi a frase no gesso, se vi só ao decorrer da exposição… Mas uma bela frase da própria Frida para esse momento claramente é “Pés, para que os quero se tenho asas para voar”.
Pouco após esse mural tão marcante, temos a verdadeira entrada para a exposição, que, na minha opinião, é muito fofinha! Uma "cortina" de pompons separa a exposição da realidade do lado de fora! (e que rende várias fotos legais).
Após, vamos para uma das minhas partes favoritas: A tão extensa parede com taaaaantos corações, o que me remeteu muito a cultura do México, junto com uma fotografia linda da artista.
Chegando ao verdadeiro começo da exposição, vamos conhecendo a história de Frida Kahlo, desde quando começou a ser presente na arte e na política, passando por seu grande amor depois da arte: Diego Rivera e até sobre como ela não é apenas um ícone como pintora, mas também se transformou em um ícone da moda, da política e do feminismo. Tudo isso com muitas fotos icônicas de Frida e fatos muito interessantes.
Algo que achei muito marcante foi a separação das atrações, de fato mostrando que Frida teve um antes e um após marcantes em sua vida. A seguir, passamos por um altar para a artista, em uma estética altamente mexicana, valorizando mais do que nunca a sua cultura, para então chegarmos em uma parte muito simbólica: o acidente do bonde. O bonde que a garota estava acabou se chocando com um carro por um desvio de atenção do motorista (do bonde), causando um impacto forte no momento da batida, causando a quebra de vários objetos ali presentes… Como a barra de ferro que soltou-se e acertou Frida da pelve até a barriga. Foi algo completamente traumático para a artista, que mesmo após mais de trinta cirurgias ficou um longo tempo imóvel.
Trata-se de um trauma gigantesco não só pelo durante, mas também pelo antes e o após. O antes relata uma garota que, mesmo com poliomielite, ainda era ativa e muito mais animada, tal visto que, no durante, Frida estava apenas com dezoito anos e sua vida parou de repente, com cirurgias e dores sem tamanho. O após mostra uma mulher frustrada e entristecida, mesmo que ainda muito forte e ativa. Frida nunca negou seu imenso amor por Diego Rivera, com o casamento e tudo indo bem, ela queria muito poder ter filhos, adorava crianças! Mas suas cirurgias foram tantas que tornou-se praticamente impossível de dizer que ela poderia gerar e parir uma nova vida e então deu-se mais em conta que ela estava realmente debilitada. As artes demonstrando raios-x com flores, as animações dela deitada com raízes e (a parte mais marcante para mim) o pequeno vídeo que tenta mostrar o que Frida sentiu e o que aconteceu durante o acidente.
Passando agora por uma parte que eu adoro estudar, vemos o porquê de Kahlo ser um ícone da moda bem de perto! mostrando roupas típicas da artista e com manequins beeeem Frida Kahlo: enquanto eu gravava, Zatara não ironicamente observou que os manequins realmente faziam poses! E, se você prestar atenção, verá que realmente, ela está em cada canto da exposição.
Passando primeiro pela parte que diriam ser infantil por conta dos desenhos para colorir, porém é para todos uma experiência muito gostosa, apesar de muito escuro, foi um momento que adorei compartilhar porque me senti muito conectada com tudo. Chegando finalmente ao imersivo (que depois dessa chuva de informações e artes, parecia até pequeno!) vemos a vida da artista por fotografias e animações muito criativas e legais!!!
A arte, os animais, o amor, a tristeza, a política e o visual; tudo em artes, fotos e animações muito tocantes.
A exposição e a vida de Frida Kahlo foram/são extremamente tocantes e marcantes. Um passeio leve, divertido, muito mágico (principalmente quando se ganha como presente de aniversário) e que sem dúvidas indico demais pois vale muito a pena! Cada sala guarda uma surpresa incrível e com detalhes muito emocionantes.

Lá no meu Instagram (@lauryn_612) tem várias fotos que, modéstia a parte estão lindas e criativas, no tiktok (
) temos um vídeo beeeeem blogueirinha mostrando muito mais e claro, vocês, meus (nossos para o Zatara não ficar com ciúmes) podem sempre estar mandando suas coisinhas para a gente também!
A exposição está localizada no Shopping Eldorado em Pinheiros, São Paulo até o dia 30 de abril e, para mais informações, basta acessar o site da exposição.








Comentários