Jimi Hendrix e a Teoria do Axis
- Saturno

- 21 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Em 1967 Jimi Hendrix nos apresentava o álbum Axis: Bold as Love com a faixa principal sendo Bold as Love, escrita para seu amor Katy Etchingham. Hendrix e nem Katy deram entrevistas falando sobre a música, Jimi não pode ficar para contar sobre as faixas do disco e aí fica a dúvida: O que é o Axis?
Jimi Hendrix é mundialmente conhecido como um dos maiores guitarristas do século, segundo o Dicionário de Cambridge, Axis significa: “uma linha real ou imaginária que passa pelo centro/meio de algo que está girando, ou uma linha que divide, de forma simétrica, este algo em duas metades iguais”, em outras palavras, Axis se refere ao eixo de algo. Mas… O que seria esse “algo”? E o que seria esse eixo? Hoje, trago duas teorias sobre o Axis.
1- Teoria Geográfica
Eu lembro que quem me deu essa visão do Axis foi uma amiga minha. Eu estava totalmente revoltada por não saber o que era e muito menos conhecer o Axis e ela foi atrás dele para mim, me chegando com o significado que coloquei no parágrafo acima, junto de um print (que eu perdi) dizendo que também era uma ilha! E, se o Axis também é o eixo de algo, então das duas uma: ou a ilha é o centro de algo, ou existe algo no centro dela. A minha teoria da teoria é: existe algo no Axis (ilha ou eixo) para Katy, algo meio como um tesouro. É uma ideia muito lindo, mas se você conhece bem os astros do rock dos anos 70 você vai achar a segunda teoria muito mais convincente do que essa.
2- O Axis e o LSD
Jimmy Hendrix já deixou claro que o álbum Axis:Bold as Love foi escrito 100% sob efeito de alucinógenos e é baseado em uma das viagens dele para o outro universo e a teoria final é: Hendrix explorou um universo muito colorido (que eu não posso afirmar que foi junto a Katy, pois não sei se ela fazia uso desse tipo de alucinógeno) que lembrava Katy, a relação deles e de como ele se sentia diante disso, portanto, Axis não é um o que, mas sim um algo (um lugar, uma pessoa, um lugar-pessoa…) e cada emoção sentida e vista por ele, tanto no amor quanto no Axis, é uma cor. E, se depois de tudo isso, a Katy ainda tiver alguma dúvida sobre o amor deles, basta ela perguntar ao Axis.
Minhas notas sobre Axis
Primeiramente: por mais que, no final de contas, só temos teorias e nunca saberemos realmente o que era o Axis ao qual Jimmy se referia, posso dizer com propriedade para vocês: o Axis é forte, muito forte mesmo. Não, eu não fui para o Axis (a ilha ou ao outro universo), mas contei dele para poucas pessoas e acreditei nele para algo poucas vezes. Foi o Axis que me deu a iniciativa de começar a escrever de verdade o meu primeiro livro, You are Art, porque queria um Axis meu, presenciei amigos (aqueles verdadeiros) me ajudando e me divertindo com o que eles pensavam ser um Axis e competindo um lugar com You are Art, (usufrui do Axis para conquistar o meu atual namorado kkkkkkkkk) Zatara queria saber algo que eu era fissurada só que eu só tinha para mim (algo como uma paixão secreta) e eu contei do Axis para ele em um intervalo da escola e alguns dias depois ele me beijou e desde então eu ando escondendo o Axis porque acho que depois daquilo eu estou mesmo é devendo uma para ele! Mas trago ele unicamente aqui no Godê porque ele é uma junção de todas as minhas paixões: Zatara, amigos, livros, arte e escrever.
Sendo assim, posso dizer que, para mim, o Axis é um sentimento, mas como sentimento, ele também pode ser um lugar-pessoa. Cores, amores, lembranças e declarações…Todos são sentimentos, mas são avassaladores, o que eu sinto pelo Zatara é mais do que amor, o que eu sinto pela escrita é mais do que paixão e admiração, o jeito que eu sinto a arte é mais do que o imposto… É Axis. You are Art e Zatara são o meu Axis, aquilo ao que você recorre quando está triste e também quando está feliz, que dá um sentimento quentinho e animador…Para mim, é o tão curioso Axis e espero que ele continue me proporcionando essas experiências tão marcantes, porque eu amo cada uma delas, é um sentimento tão forte e valente quanto o amor.
E, se você tiver alguma dúvida, declaração ou curiosidade… Bom: just ask the Axis.






Comentários