TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER O MET GALA 2024
- Lauryn Amaral

- 7 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Tudo que você precisa saber sobre o maior e mais secreto evento da moda na edição deste ano.
Toda primeira segunda-feira do mês de maio ocorre o Met Gala e este ano não seria diferente. Conhecido como o “Oscar” do mundo da moda, ele acontece uma única vez por ano e reúne famosos, marcas renomadas e looks escandalosos em seu tapete vermelho (que é o único momento do evento que a mídia tem acesso).
Criado em 1948 pela publicitária Eleanor Lambert (que também é responsável pela semana da moda em NY) e popularizado por Diana Vreeland, ex-editora da revista Vogue, o Met Gala é famoso por seus temas anuais que, por seus títulos abstratos, acaba deixando não apenas os espectadores confusos, mas os convidados também, fazendo por vezes que apareçam várias pessoas que claramente não entendem muito bem e acabam saindo do código de vestimenta.
Quem escolhe os convidados e definiu a data do evento foi a atual editora-chefe da Vogue: Anna Wintour, que também é responsável por torná-lo algo exclusivo para os maiores nomes da moda, música, cinema, (agora) redes sociais e política. Segundo o New York Times, por mais que tenham que ser selecionados, os convidados do evento ainda pagam uma quantia que no ano passado chegou a US $50 mil.
Existem muitas especulações sobre o que realmente é o Met Gala, pois a mídia só pode participar do tapete vermelho e o resto do evento é totalmente secreto, sabemos apenas que é um evento beneficente para a ala de moda do Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque. A teoria mais aceita é a de que eles fazem um grandioso jantar.
Como imaginado, a revista Vogue faz uma das coberturas mais completas do evento e anunciou que o tema deste ano seria “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion” (em tradução livre, “Belezas Adormecidas: O Despertar da Moda”).
Mesmo que muitos convidados tenham se confundido, o tema deste ano não era voltado para os Irmãos Grimm ou a Disney (que inclusive fez uma postagem no Instagram com os looks que faziam releituras de seus personagens), mas tem tudo a ver com roupas e moda frágeis, que nunca mais poderão ser usadas, ficam adormecidas. Assim, eram esperadas vestimentas que remetessem a moda do século XVII, ou até mesmo modelos únicos e exclusivos (o que especulam ser um tipo de indireta ao vestido que a Kim Kardashian usou no ano passado).
O “sub-tema” realmente remete a coisas florais: The Garden of Time, inspirado em um conto escrito por JG Ballard, em 1962, uma utopia vivida por um conde e sua esposa, o terraço em que moram dá vista para um maravilhoso jardim florido, porém, segurar essas flores é tão impossível quanto segurar um único grão de areia.
Dessa maneira, ambos os temas se unem e era esperada uma moda vitoriana com muitos elementos florais, peças raras ou exclusivas, achados que jamais poderão ser usados novamente, que remetem a uma moda única e tão frágil, frágil como as flores.








Comentários