Baile da Vogue 2024: Os looks que eu mais Amei
- Lauryn Amaral

- 5 de fev. de 2024
- 8 min de leitura
Atualizado: 12 de fev. de 2024
Na noite deste sábado (03 de Fevereiro) aconteceu o tão icônico Baile da Vogue, que pelo quarto ano seguido, aconteceu no Copacabana Palace (nos anos anteriores a estes, a festa acontecia em São Paulo.
O Baile da Vogue vem com a promessa de ser um baile de carnaval e todo ano traz um tema novo, me lembrando muito os antigos bailes de Carnaval, onde era tudo muito chique e só para a alta sociedade, com baile de máscaras e afins, porém, voltado muito para a moda e criatividade, uma vez que o tema vem com looks absurdos, fantasias criativas, referências muito bem pensadas, trazendo o verdadeiro significado de arte e moda: absurdos criativos e expressivos.
O tema deste ano foi Galáctika, onde a proposta eram referências cósmicas, retrofuturistas, estelares e estratosféricas, que foram jogadas muito boas tendo a marca de Star Wars como um dos patrocinadores! Ou seja, em questões de moda, esperava-se muito brilho, paetê, metalizados e alusões ao espaço. A própria Vogue soltou matérias muito legais com referências de looks, maquiagens e até uma pequena lista de filmes e séries que condizem com o tema deste ano (e são filmes/séries que o Godê claramente indicaria aos nossos leitores).
Como esse tema e estética são os meus favoritos, vim aqui mostrar e falar um pouquinho sobre os looks que mais me chamaram a atenção.
Bianca Dellafancy como Etevaldo
É simplesmente impossível começar essa lista sem ser com a Dellafancy.
Bianca Dellafancy é uma drag queen, modelo, apresentadora e influenciadora, dona do canal “Tá Bom Pra Você?” no Youtube e do Podcast “Quanto Vale essa História?”.
No look inspirado em Etevaldo, personagem que era um alienígena no Castelo Rá-Tim-Bum e interpretado pelo ator Wagner Bello, Bianca usa um vestido longo em um tom bem rosa-choque, um corpete dourado, braceletes prateados e luvas azul-escuro, que combinam com seu cabelo que imitam o capacete de Etevaldo e maquiagem degradê com rosa e amarelo, que imitam o tom da pele do personagem, tudo de maneira lúdica (como era a série/desenho) e mesmo assim muito moderno.
A ideia de se inspirar no alienígena mais querido por tantos brasileiros veio com várias justificativas simbólicas e tocantes:
Em 2024, tanto a estreia da série quanto a morte do ator completam 30 anos.
Wagner Bello infelizmente faleceu aos seus 29 anos, como uma das tantas vítimas da Aids, antes de conseguir gravar sua última cena no Castelo, uma vez que já se via rendido às complicações da doença.
Pesquisando um pouco sobre a carreira dele e sua personalidade, é perceptível o quanto Bello amava o que fazia e adorava estar voltado ao público infantil.
Gloria Groove como a Xuxinha
Ainda como referência aos conteúdos infantis próprios do Brasil, Gloria Groove veio como outro ícone: quem nunca quis ser um dos baixinhos que iam na nave espacial com a Xuxa??
A cantora e drag queen veio com algo que remete muito ao robótico e infantil, usando um capacete cor-de-rosa com detalhes de um cabelo loiro, preso em dois rabos de cavalo (por isso me lembra a Xuxinha), um vestido listrado em vermelho e amarelo, com ombreiras, uma espécie de corpete (eu acho) e detalhes nas pontas em rosa com desenho de boca em vermelho, usando braceletes (o que aparentemente está muito em alta) rosa e luvas vermelhas. Nos pés, usa botas de altas também cor-de-rosa e meias da mesma cor, todo esse look com detalhes de led.
As cores me lembraram muito o álbum “Circo” da Xuxa e me trouxe aquela sensação nostálgica porque 1- eu amava todos os DVDs da Xuxa e 2- eu tinha uma boneca da Xuxinha que falava e, na época, aquela boneca parecia enorme e pesada, dava para levar um amiguinho direto para o hospital se acertasse aquela boneca na cabeça de alguém.
Apesar de me remeter ao “Circo”, nada mais espacial do que os álbuns do XSPB e tudo que essa época gostosa remete.
Sasha Meneghel de… Xuxa Meneghel!
Quem melhor para retratar a Xuxa do que a filha dela?
Pois bem, Sasha recriou um icônico look de sua mãe no filme “A Princesa Xuxa e os Trapalhões”, de 1989.
Tanto o look da Xuxa quanto o da Sasha são compostos por corpete todo prateado com uma longa saia azul-escura, que combina com as luvas sem dedo da mesma cor. Além disso, o look é composto por alguns acessórios em degradê vermelho, azul e branco.
Camilla de Lucas como o BIG BANG
Chegando finalmente às referências ao Espaço, Camilla de Lucas, ex BBB, veio em um look totalmente diferentão e assimétrico (que é exatamente o que o Universo é).
Camilla usa vários “balões” em tons roxo, azul e prata como vestido, o final do vestido traz balões pequenos e seu início traz balões maiores, remetendo ao BIG BANG, a expansão do universo e suas cores. Para dar mais destaque, ela usa meias finas e um par se saltos, ambos na cor preta, assim como suas longas luvas.
Thelma Assis como a Aurora Boreal
Que abusoooooo de look, como é que pode!?
Thelma foi vencedora do BBB20 e desde sua entrada na mídia, entrega muitos looks e simpatia e, para seu look do Baile da Vogue, Thelminha inspirou-se no fenômeno da Aurora Boreal e todo o jogo de cores e efeitos holográficos ficaram um arraso único.
No look da linda, ela usa um conjunto de regata com gola alta, saia longa com duas faixas ligadas aos seus pulsos e um chapéu em forma de laço, todos brancos e cobertos por lantejoulas que dão seu efeito holográfico. Para um toque ainda mais condizente com sua inspiração, em seu chapéu estão alguns tecidos de tule nas cores azul, roxo e verde, o tecido se estende como um longo e grandioso véu.
Urias como a Deusa Nut
A cantora Urias primeiramente me remeteu a apenas um céu estrelado, mas depois de um pouco de pesquisa, descobri que é bem mais que isso.
Urias vem inspirada na Deusa Nut.
Nut é a deusa do céu na mitologia egípcia, dada como a mãe dos corpos celestes e em pinturas que retratam a deus, ela tem o corpo azul e cheio de estrelas… Assim como o “look” de Urias.
O “look” na verdade é uma pintura corporal. Urias foi totalmente azul-celeste ao evento, com várias estrelas (que eu não vou saber dizer se estavam coladas ou pintadas) muito brilhantes espalhadas por seu corpo. Ela também usa uma peruca lisa, preta e com franja, além de um véu com o mesmo tom de azul que seu corpo está pintado. Seus olhos tem uma maquiagem branca em contraste com tanto azul.
Erika Hilton em seu renascimento
A maravilhosa deputada Erika Hilton, a Beyoncé do nosso país, foi (como ela mesma colocou em seu post no Instagram) totalmente renascida.
Inspirada na estética do álbum Renaissance da cantora Beyoncé, Erika trouxe um look “simples” porém luxuoso e elegante.
A deputada veste um top feito de pedrinhas de strass e correntinhas, com duas estrelas prateadas tampando os seios, uma saia longa e um pouco bufante também prata, composta por cetim de seda com paetê. Seu cabelo está platinado e sua maquiagem traz um esfumado preto/cinza com muito brilho, combinando muito com seu look escolhido.
Blogueirinha como uma Supergigante Vermelha
A melhor do mundo não brincou em seu look para o evento.
Blogueirinha fugiu um pouco da paleta e se inspirou para seu look nas Supergigantes Vermelhas: as maiores estrelas do nosso Universo em questão de volume e luminosidade.
Ela usou um longo vestido em um vermelho vivo com brilhos do mesmo tom espelhados no vestido e cabelo. Na parte da cintura, usa um “cinto” com vários círculos envolvidos ao seu redor, retratando as ondas de calor. usou luvas também vermelhas e anéis e brincos em um tom prata.
Dakota Johnson como Madame Teia
A convidada mais inesperada da noite veio promovendo a estreia de “Madame Teia”, novo filme da Marvel estrelado por Dakota.
Seu look trouxe uma estética de madame… com teias de aranha feitas com strass.
Um vestido preto transparente com strass que imitavam as teias e um “véu” (sem tecido) com a mesma proposta e brilho.
Rita Carreira como o Sol da Meia-noite.
A modelo não pode ser mais icônica com a referência que trouxe em seu look.
O fenômeno do Sol da meia-noite ocorre quando o eixo da Terra em relação ao Sol se inclina de um lado e depois do outro, fazendo com que a noite praticamente deixe de existir. Por isso a escolha do dourado com preto torna-se muito bem elaborada.
A modelo usa um vestido longo com o busto pontudo e ao final do vestido em uma forma bufante. Tanto a parte de cima quanto as luvas (também pretas) vem com detalhes em dourado, tal como se o sol estivesse tentando aparecer em meio a noite.
Jojo Toddynho
Não é preciso ir nem um pouco longe para saber que eu ADORO Saturno, então não tinha como não comentar sobre o look da cantora inspirado no planeta (ou em mim né, interpretem como quiser).
Jojo usou um lindo vestido tomara que caia e com uma fenda na perna, com uma mistura de prata, dourado e tons de marrom (tudo com muito paetê), uma “capa” em um tom claro de marrom e um chapéu sem forro, apenas o arco remetendo aos anéis de Saturno.
Bertha Sales como Ziggy Stardust
Inspirada em um dos mais icônicos personagens de David Bowie, a influencer trouxe uma referência pensada por poucos, mas muito bem lembrada!
A influencer usa uma peruca laranja penteada para trás, a maquiagem remetendo a maquiagem que Bowie utilizou em Ziggy Stardust, um corpete preto com detalhes em strass prata e uma “segunda pele” em preto transparente.
Não é exatamente uma recriação (tanto que ela foi bem zoada por quem achou que estava era de caipora) do icônico alien do cantor, mas foi a referência mais bem usada. Outras pessoas usaram os looks do cantor nessa fase como referência, mas esqueceram que David Bowie era ousado, absurdo e criativo, e acabaram por usar muito do normal, moderno e padrão.
Malu Borges como uma Supernova
HELLOOOOOOOO! O look finaaaaal ficou simplesmente autêntico e perfeito, muito Malu Borges.
A nova estrela do mundo da moda usou uma grande “segunda pele” com muito brilho, paetê, strass e tudo que vocês consigam imaginar que brilha, com uma saia preta, seu cabelo foi coberto por uma “touca” totalmente brilhosa e a peça chave do seu “lookinho” foi uma “peça” que BRILHAVA com luzes roxas e que deixava uma estrela bem no meio de seu peito, tornando-a uma supernova.
Gaby Amarantos como a Nave-Mãe
Esse look aqui vale muito mais do que R$1,99 viu!?
A cantora usou um look todo prateado, com uma bota de cano longo e salto, um corpete com mangas e ombreiras e, como saia, uma nave espacial que girava, brilhava, soltava fumacinha, fazia tudo que vocês imaginam.
Deborah Secco como uma Alienígena BR
Deborah Secco não brinca quando o assunto é Baile da Vogue.
Esse ano, a atriz inspirou-se no retrofuturismo e veio como um E.T
Me remete um alien BR porque, além de sua pintura corporal verde que também esconde seu cabelo, remetendo a imagem que temos do que é um alien, ela usa várias pulseiras grandes, muitos brincos, uma saia branca com spikes que se destacam com sua pintura corporal, uma body chain, um “cropped” que destaca seios com piercings, grandes unhas cor-de-rosa e uma peça chave no seu look: seu bebê alienígena no carrinho indo com ela para o baile.
Fora o storytelling que veio com esse look: simplesmente ela na praia com o carrinho e esse look icônico. Querem algo mais brasileiro que isso?
Mari Maria como Princesa Leia
Queria fechar essa lista com o look que mais gostei e esse aqui competiu muito com o da Malu Borges, mas aqui, Mari Maria tocou em um tópico muito sensível para mim: Star Wars.
A blogueira e dona da marca de maquiagens Mari Maria Makeup trouxe o que seria uma releitura atual da icônica Princesa Leia.
Muitos outros artistas fizeram referência à saga Star Wars, mas a Mari me ganhou no seu uso de brilho, clássico e como ela conseguiu usar bem o penteado da personagem com tudo isso.
A blogueira usa o clássico penteado da personagem e um vestido longo e de mangas também longas, todo coberto por um brilho que reluziu cores em uma medida certa, o vestido tem uma linda abertura e o detalhe faz parecer que ela usa uma capa.
Simples, chique e nerd.
O evento tinha muita gente e uma matéria comentando cada look iria ficar quase infinita! Por isso separei aqui meus looks favoritos dessa noite icônica e ficarei curiosa para saber os favoritos de vocês!
No site da Vogue tem uma matéria com todos os convidados credenciados no Baile, vocês conseguem ver o nome de todo mundo e procurar outros looks icônicos!
Arte da Capa por: Zatara e fotos do site da VOGUE Brasil








Comentários