top of page

The Last of Us e o sintoma real

  • Foto do escritor: Zatara
    Zatara
  • 14 de jan. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 13 de jun. de 2023


Consultoria: Hendrix

Revisão: Lauryn




Fungos tem suas propriedades excepcionalmente únicas. Tendo um reino para chamar de seu, os fungos podem se multiplicar e se espalhar com grande facilidade.

Isso não te lembra alguma coisa um pouco mais familiar? (Eu não estou falando do champignon no strogonoff) Exatamente: os Vírus! Eles possuem propriedades muito similares aos fungos. A diferença é que fungos são mais fáceis de tratar do que vírus no nosso organismo, eles geralmente se instalam em lugares quentes e úmidos como pele, couro cabeludo e unhas.


Mas fica o questionamento, e se um fungo se espalhasse e se comportasse como um vírus? Infectando pessoas de maneira mais estrema e passando de um evento epizoótico para uma epidemia e evoluindo para uma pandemia? Bom... o jogo The Last of Us responde essa pergunta. No jogo da Naughty dog, uma espécie do fungo, o Cordyceps, que originalmente se utiliza de formigas e outros insetos para fazer de hospedeiros, passa por uma “evolução” e se adapta para “contaminar” os seres humanos. Causando assim uma pandemia, que devasta a humanidade a á deixa em ruinas.

20 anos depois de perder a sua filha na epitome da infecção, Joel tornou-se contrabandista em uma zona de quarentena comandada pelo que ainda resta do governo dos Estados Unidos, a FEDRA, quando em umas das suas missões, ele precisa levar Ellie para um grupo extremista, conhecido como Vagalumes/FireFlys para ser estudada, pois ela é imune ao fungo e pode ser a cura para a humanidade.


Apesar de um “Plot” considerado clichê. The Last of Us é um dos jogos mais ricos em narrativas e ambientação que existem. E a riqueza que me refiro é nos detalhes, desde histórias paralelas dos personagens secundários até a Morfologia e o Ciclo de vida do fungo.


Agora, sei que isso seria assustador se realmente acontecesse na vida real, mas e se eu te disser que esse fungo realmente existe?


Cordyceps é um fungo que cresce em insetos e artrópodes, que quando infectados são levados pelo fungo a procurar um lugar propício para

se desenvolver: locais com temperatura e umidade adequadas, expostos ao vento. Fixando-se neste lugar, o fungo começa a crescer, causando a morte do organismo infectado.


Seu ciclo de vida também foi trazido e adaptado para o jogo.


O fungo inicialmente se propaga pelo corpo da formiga e a manipula através da contaminação no sistema nervoso central. Dessa forma, deixa o seu ninho e morre mordendo folhas de arbustos ou plantas herbáceas, um comportamento muito similar ao estágio dos Corredores ou Runners, como também são conhecidos no jogo. Eles mantem a aparência humana, porém são mais agressivos.


Outras espécies do gênero infectam diferentes espécies de formigas e levam diferentes síndromes comportamentais, levando a morte desses insetos em diferentes locais que favoreçam o crescimento do fungo em questão, seja em galhos gravetos ou até mesmo em musgos, como ocorre com a espécie O. kniphofioides. Muito similar ao estágio de Hibernação, onde no jogo o infectado, encosta em um canto para o fungo se desenvolver e passar do estágio de Stalker para Clicker.


Depois que a formiga morre, o fungo se desenvolve e cria um corpo de frutificação com o intuito de dispersar seus esporos. Após 4 dias, surge o estroma, sendo que, após 20 dias, o corpo de frutificação amadurece sexualmente, levando cerca de 4 semanas para que os parasitas, agora maduros, sofram superparasitismo por outros fungos. Onde no jogo, são conhecidos como Stalkers ou Perseguidores. Mantando uma aparência humana, mas com esporos e brotoejas nítidas ao redor do corpo.




Nas formigas, o indivíduo infectado de uma colônia que leva a infecção para outra é raro. Isso porque os esporos sexuais desse fungo são excepcionalmente grandes! Com 100–200 µm de comprimento (ou 0.01 centímetros), sendo sua dispersão pelo ar pouco provável, somado ao fato de que são raras as formigas que morrem muito distantes de seu ninho. Mas no jogo, temos uma situação similar: salas fechadas geralmente estão contaminadas com esporos do fungo que são liberados pelos ninhos de hibernação e provavelmente, mantendo alguns infectados. Para atravessar essas salas, é necessário o uso de máscaras de gás, totalmente vedadas.


Entre esses estágios, o jogo também conta com os Clickers e Bloaters, que seguem a evolução e ciclo de vida de um fungo na vida real, mas não necessariamente o do Cordyceps.


Os Clickers são os inimigos mais emblemáticos do jogo. Sendo uma marca registrada pela desenvolvedora, os Clickers são um estágio bem avançado que os distancia ainda mais da humanidade de seus hospedeiros. Eles se orientam com a ecolocalização, pois na mutação, o fungo cresce na cabeça, ocupando grande parte dela e cobrindo os olhos, assim, sendo necessária a utilização dessa “skil”. Seu nome vem do característico som que ele se utiliza e que no jogo, te causa arrepios ao ouvi-los.


Bloaters, conhecidos como baiacus ou vermes, é o estágio final conhecido da infecção do cordyceps no jogo, eles são raros, pois só os mais fortes sobrevivem à fase de clicker sem virar uma bolsa de esporos em algum porão úmido, e os que sobrevivem são amaldiçoados a vagar por anos. A infecção cresce ao ponto de cobrir todo o corpo do infectado, tornando-os massas enormes de esporos ambulantes, eles são extremamente fortes e agressivos, podendo dar investidas, até arrancar e arremessar bolsas de esporos que crescem no próprio corpo.


Contando com muitos aspectos similares à vida real, The Last of Us é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores jogos da história, que agora ganha uma serie adaptada pela HBO, que irá estrear neste domingo (15). A serie conta com Pedro Pascal como Joel e Bella Ramsey como Ellie. A serie será exibida pela HBO MAX e nos canais fechados da HBO que contara com o sinal aberto neste final de semana.



fontes:

(https://pt.wikipedia.org/wiki/Cordyceps)


(https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cordyceps.htm)


(https://jgeekstudies.org/2022/01/14/morphological-and-behavioural-aspects-of-the-infected-in-the-last-of-us-a-natural-science-look-at-a-videogame-fungus-human-parasitoid-interaction)


(https://thelastofus.fandom.com/wiki/Infected)


(https://www.legiaodosherois.com.br/lista/the-last-of-us-cordyceps.html#list-item-4)


(https://thelastofus.fandom.com/wiki/Bloater)







Posts Relacionados

Ver tudo
Tina - Respeito: Além da Graphic

A amada e mais descolada (depois da Denise) personagem do Mauricio de Sousa saiu dos quadrinhos clássicos, foi para o grande selo “Graphics

 
 
 

1 comentário


Convidado:
18 de jan. de 2023

sensacional!!!

Curtir
bottom of page