top of page

Rita Lee: A Rainha do Rock Enrow

  • Foto do escritor: Lauryn Amaral
    Lauryn Amaral
  • 16 de mai. de 2023
  • 3 min de leitura

Rita Lee Jones: o símbolo das gerações anteriores, das atuais e das próximas


Faleceu nesta segunda-feira (08/05/2023) a cantora Rita Lee, símbolo de muitas gerações e do rock nacional.

Essa matéria é mais uma carta de fã do que uma matéria “de óbito”, de uma grande fã para uma grande rockstar.


Ícone para lá de desinibido, alto astral e “sincerona” da cena política e musical, Rita, iniciou a carreira na música como integrante da banda Os Mutantes, junto a Arnaldo Batista e Sérgio Dias, mas, após desentendimentos (divorcio) com Arnaldo, a rockeira foi expulsa da banda pelo mesmo.


Então, foi em 1973 que Rita e Lúcia Turnbull formaram o grupo Tutti-Frutti, onde nascia a famosa “Agora só falta Você” e “Esse tal de Rock Enrow”, tornando Lee a Rainha do Rock Nacional tendo o álbum “ Fruto Proibido" vendido mais de 200 mil cópias.


Seguindo nessa onda intensa de sucesso, em 1976 acontece algo que sequer se conseguia imaginar que renderia uma das histórias mais lindas de amor e muito rock: Rita Lee e Roberto de Carvalho se conhecem e, mais para frente, falaremos sobre essa linda história. Em agosto daquele mesmo ano, grávida de seu primeiro filho, Beto, a cantora foi presa por porte e uso de maconha, em meio a Ditadura Militar. A cantora afirmou a vida toda que não fez uso de drogas durante a gravidez e que a prisão não passou de um ato de censura. Um fato interessante sobre esse acontecimento é que a primeira pessoa a visitar ela na cadeia foi a cantora Elis Regina e, na época, as duas sequer eram conhecidas, mas Elis como uma grande ativista contra a Ditadura e mãe (assim como Rita) não aceitou de maneira alguma que uma mulher grávida fosse presa e por algo que ela comprovou que não ter feito! E foi assim que Rita Lee conseguiu uma prisão domiciliar por um ano.


Em 1978, Tutti-Frutti se desfaz por brigas entre os integrantes e um deles resolve sair, levando consigo o nome da banda… E assim, não satisfeita, Rita organiza um último show da banda sem o cara e coloca o nome deles como “Rita Lee & Cães e Gatos” e ainda dando vida a um dos primeiros discos piratas do Brasil.


No ano seguinte, Rita e Roberto começaram sua parceria musical, o primeiro álbum dessa grande parceira seria o famoso Rita Lee, que contém a canção “Mania de Você”. O próximo Rita Lee vem em 1980, com o famoso hit “Lança Perfume” e em 1982, participa da primeira edição do Rock in Rio e lança o álbum Rita Lee e Roberto de Carvalho.


De 1901 a 1903, Rita fez um tempo de carreira solo, sem a sua dupla dinâmica, esse momento com a turnê Bossa n´ Roll e lançou seu próprio programa na MTV. Em 95, o nosso casal celebra seu casamento civil e depois de um tempo, em 1907, ela nos presenteia com o maravilhoso Santa Rita de Sampa e no próximo ano, seu acústico MTV.


Chegando aos anos 2000, ela vem com tudo (tudo mesmo): além de seu Aqui, Ali, Em Qualquer lugar, onde faz “covers” de clássicos dos Beatles com uma turnê internacional de um ano!


Rita Lee Jones nunca se aposentou de fato. Fez shows até onde conseguiu e foi um ícone popular e presente até seus últimos dias, sendo sempre divertida, sincera e destemida, nossa Padroeira da Liberdade. Mas passou um bom tempo fora dos palcos por saúde pessoal, quando decidiu ir para a reabilitação, mas diminuiu seu ritmo desde então.


As preocupações começam em 2021, quando em um exame de rotina, descobre um tumor primário no pulmão esquerdo, aos seus 73 anos. Seu tumor foi apelidado por si mesma como “Jair” e acho que isso dispensa explicações. Em abril de 2022, seus exames já indicavam a ausência de tal.


Em fevereiro de 2023, é internada no Hospital Albert Einstein, em estado delicado. Ficando estável em sua recuperação até maio, no dia 08 deste mês e ano, Rita faleceu em seu apartamento, ao lado de sua família.


Levou um pouco de muitos contigo, mas nos deixou sua coragem, humor, paixão e histórias, sendo para sempre amada e admirada.


Comentários


bottom of page